A caminho de Salvador para iniciar a preparação de Ivete para o Carnaval

Lucas Workout – CREF: 051944-G/SP

Health and Performance Coach

Chegando em Salvador fui recebido por Emília Tavares (amiga de muitos anos de Ivete) e pessoa que a auxilia em diversos assuntos.
Saímos do aeroporto (Deputado Luís Eduardo Magalhães), em direção a Caco de Telha (escritório que gere a carreira da cantora), na época situado no shopping Aeroclube.
Fui muito bem recebido por todos, pois tive a oportunidade conhecer todos os departamentos da empresa, as equipes responsáveis e parte da diretoria gerida por Cynthia Sangalo.
Saímos do Aeroclube e fomos para casa de Emília, meu QG (quartel general), até que minha hospedagem estivesse pronta. Esse foi um dia corrido, porém bem produtivo, pois eu encontraria Ivete já para nossa primeira viagem.
Antes de iniciar a preparação oficial da cantora para o carnaval, eu queria que ela passasse por uma bateria de exames e testes (protocolo fundamental para o início da preparação de qualquer aluno), principalmente quando falamos de uma artista que precisa de um condicionamento físico parecido a de um atleta, pois para aguentar 6 a 7 horas cantando em cima do trio elétrico, entreter o público e com pequenas paradas, apenas para hidratar-se e ir ao banheiro, não é para qualquer pessoa, pode acreditar!
Como eu já havia planejado parte da programação que pretendia desenvolver, fiz contato com amigos da época que trabalhei como preparador físico no Sport Clube Corinthians Paulista e liguei para o Fisiologista do Sport Clube Vitória (professor Alexandre Dortas), sinalizei-o que avaliaríamos Ivete no retorno da nossa viagem, junto a equipe médica da IMED (sua clínica de avaliações para atletas).
Foi o tempo de fazer tudo isso, chegar à casa de Emília para tomar um banho e já organizar uma mala para a viagem, sem saber o dia que eu voltaria.
Chegando ao hangar encontrei Ivetinha e toda equipe que voaria conosco naquele dia (Dito Espinheira seu assessor, Radamés Venâncio produtor musical, toda a equipe de segurança e os grandes pilotos que acompanhavam a cantora, Marcos Fagnani e Cacau).
Lembro-me bem dessa primeira viagem, pois tudo que vivi naqueles dias faria parte da minha nova rotina de trabalho.
A viagem foi descontraída, com muita conversa e música, pois Ivete sempre está ouvindo música ou compondo algo com Radamés, sem contar a descontrações e palhaçadas, pois ela é ligada no 360 exatamente o que vemos na televisão e mídias sociais.
Essa primeira viagem e semana de trabalho, utilizei para fazer um scout (leitura de toda a rotina da cantora), todos os passos, horários e atividades. Algo que posso definir como fora do comum, pois nem atletas do alto escalão olímpico, tem uma vida tão agitada com horários diversos (quem está de fora, acha que é glamour e moleza), mas o negócio é mais sério do que vocês imaginam.
Essa leitura seria fundamental para a prescrição do primeiro macrociclo de treinos da cantora (período que teríamos até o carnaval para que ela estivesse pronta), fisiologicamente, fisicamente e psicologicamente para o objetivo final, o carnaval.
Desenvolvi todo o planejamento com o suporte do fisiologista Alexandre Dortas e a Dra. Cristine Neves (amiga de confiança e nutricionista do Sport Clube Corinthians Paulista na época).
Ao retornar a Salvador iniciamos os trabalhos e foi ai que eu entendi o tamanho da responsabilidade, pois uma coisa é acompanhar um atleta que tem horários regrados e pontualidade de uma agenda já definida, outra coisa é acompanhar uma popstar com agendas que variam semanalmente, horários, rotina, lugares e trabalhos, dificultando a tríade do treinamento (treino, alimentação e descanso).
Em uma situação como essa é preciso mais do que personalização, é preciso criatividade, sabedoria e conhecimentos de PNL (Programação Neolinguística), pois além de lidar com a cantora eu lidaria com assessores, família, funcionários, fãs e etc, com a responsabilidade de dar resultados.
Não percam as cenas dos próximos capítulos 