O que é medicina da imortalidade?

Lucas Workout – CREF: 051944-G/SP

Health and Performance Coach

Já a alguns anos cientistas e estudiosos desenvolvem novas tecnologias com objetivo de retardar drasticamente o envelhecimento, prevenindo patologias e otimizando suas possibilidades de viver algumas décadas a mais, mais jovem e com melhor qualidade de vida.
Protocolos e resultados anunciados sobre os benefícios da ciência em prol da saúde e longevidade humana, consiste atualmente em avançados estudos nas áreas de bio e nanotecnologia, robótica e agora inteligência artificial, combinando medicina convencional com a medicina alternativa ou complementar através de equipes multidisciplinares.
Não podemos esquecer que a medicina levou cerca de dez mil anos para chegar à década de 80 e início dos anos 90, acreditando que o envelhecimento era resultado simplesmente de um fator biológico. Uma década depois (Abril de 2003), a ciência conclui com sucesso o sequenciamento do genoma humano, proporcionando a partir de então um avanço científico jamais visto antes, pois a tecnologia nos proporcionou duplicar esses dez mil anos da medicina de maneira exponencial (Funções exponenciais são caracterizadas pelo fato que ao longo do tempo seus valores dobram), ou seja, o que levamos dez mil anos para descobri, será descoberto de forma exponencial nas próximas duas décadas.
Pela primeira vez na história da humanidade temos a oportunidade de nos mantermos jovens ou mais longevos, por mais tempo do que o metabolismo parecia nos permitir.

Você está preparado para viver as próximas duas décadas e desfrutar dos avanços tecnológicos que surgirão?

Segundo o geneticista inglês Dr. Aubrey D.N.J. de Grey, um dos nomes de vanguarda da gerontologia de resultados no mundo (Ex – pesquisador de inteligência artificial na Universidade de Cambridge na Inglaterra e Ph.D em biologia), somos como máquinas potencialmente consertáveis, o que é extraordinário, mas mesmo em meio a todos esses avanços tecnológicos ainda dependemos dos fatores naturais e das nossas escolhas, pois no ultimo milênio o nosso DNA praticamente não mudou, mas sim a forma de viver do homem (Epigenética).
Grey afirmou dezesseis anos atrás através de seus estudos e pesquisas, que no futuro ainda morreremos, mas não de pneumonia, câncer ou patologias classificadas como mortais, pois não estaremos livres de acidentes de carro, homicídio e suicídio, onde os processos biotecnológicos apresentarão um efeito rejuvenescedor, proporcionando maior expectativa de vida as pessoas, e esse tempo já é anunciado!
Recentemente a empresa OcumeticsTM Technology Corporation ( Canadense), está em processo de conclusão de uma lente intraocular altamente avançada, capaz de restaurar uma visão clara a todas as distâncias, sem óculos ou lentes de contato. O produto da pesquisa extensiva e desenvolvimento é chamado Bionic LensTM. O Bionic LensTM é uma marca registrada que se aplica a uma série de projetos de lentes intra-oculares patenteadas, que se relacionam com lentes intra-oculares, com a capacidade de auto-regular dentro do olho, permitindo que se concentre em diferentes faixas e distância (intermediário, próximo e muito próximo). Esse projeto é desenvolvido para ser dobrável e inserível através de uma incisão de 2,7 mm dentro do olho, para uma função visual aprimorada. Segundo a OcumeticsTM Technology Corporation, o cérebro humano é condicionado para interpretar informações visuais que são inicialmente formatadas pelo aparelho óptico do olho. Qualquer perturbação da requintada interação da física, anatomia e neurofisiologia é percebida pelo observador como estranha. A OcumeticsTM apresenta um projeto que promete preservar a delicada interação ao fornecer foco e mudança prismática coincidentes com os planos nodais de sistemas ópticos inanimados.
As imagens ópticas produzidas são naturalmente formatadas para o sistema visual humano sem necessidade de processamento digital, onde seus usuários desfrutarão de paisagens visuais tridimensionais projetadas, com simulações hiper-reais sem costura e replicações de toda uma experiência visual humana (HVE), sem fadiga ocular ou dor de cabeça típica com sistemas convencionais 3-D. Atualmente já presenciamos a afirmação e exemplos do Dr. Grey.

“ Imagine um carro, a maioria dos automóveis duram entre cinco e dez anos, porem existem carros de colecionadores com oitenta e noventa anos em perfeito estado”.

Somos como máquinas potencialmente consertáveis, o que é extraordinário, mas mesmo em meio a todos esses avanços tecnológicos ainda dependemos dos fatores naturais e das nossas escolhas.
Vivemos o início de uma nova era chamada pós-digital, onde os avanços tecnológicos já influenciam grandemente nossa maneira de viver e se desenvolver. Se você espera desfrutar do melhor que está por vir e viver as próximas duas décadas, é hora de fazer escolhas inteligentes com uma visão exponencial, pois você faz suas escolhas e suas escolhas, fazem você!

Referências

1. OcumeticsTM Bionic Lens | http://ocumetics.com/

2. Fantastic Voyage – Live Long Enough to live forever. Ray Kurzewil. Terry Grossman M.D