Benefícios da atividade física na prevenção da síndrome metabólica

Lucas Workout – CREF: 051944-G/SP

Health and Performance Coach

Nas últimas décadas tem havido um rápido e crescente aumento no número de pessoas obesas, o que tornou a obesidade um problema de saúde pública.
Essa doença tem sido classificada como uma desordem primariamente de alta ingestão energética. No entanto, evidências científicas sugerem que grande parte da obesidade é mais devida ao baixo gasto energético que ao alto consumo de comida, enquanto a inatividade física da vida moderna parece ser o maior fator etiológico para o crescimento de doenças das sociedades industrializadas.
Reflexo a este fator estudos demonstram forte associação entre o aumento de peso e inatividade física ao desenvolvimento da síndrome metabólica – um transtorno representado pela agregação e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e resistência à insulina, também conhecida como síndrome X, síndrome da resistência à insulina, quarteto mortal ou síndrome pluri metabólica, observada na década de 80 por um pesquisador chamado Reaven. Reven detectou que problemas associados a essas patologias (hipertensão, alterações na glicose e no colesterol, unidas pela resistência insulínica), estavam ligados a um elo classificado como Síndrome Metabólica.
Atualmente o desenvolvimento dessas patologias tem sido vista como uma epidemia mundial, associada à alta mortalidade em todo o planeta, onde o tratamento indicado para a reversão desses quadros está diretamente associado ao gasto energético, indicando que este seja maior que o consumo energético diário. Esse importante fator nos faz pensar que uma simples redução na quantidade de comida através de uma dieta alimentar seja suficiente, no entanto, não é este dado que percebe-se nos estudos. Estudos e pesquisas tem demonstrado que a mudança no estilo de vida através do aumento na quantidade de atividade física praticada e reeducação alimentar é o melhor tratamento para a prevenção, pois a prática regular de atividade física é o importante fator para a prevenção e tratamento de tais patologias. Como consequência, observa-se a perda de medidas, redução dos níveis de gordura corporal que por sua vez leva a uma redução dos riscos de doenças crônico-degenerativas e maiores complicações.

Referências:

1. Revista Brasileira de Medicina do Esporte
On-line version ISSN 1806-9940
CIOLAC, Emmanuel Gomes and GUIMARAES, Guilherme Veiga. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte [online]. 2004, vol.10, n.4, pp. 319-324. ISSN 1806-9940. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922004000400009.

2. Sociedade Brasileira de Endogrinologia e Metabologia.
3. LILACS | Pesquisa: 416952 Id: 435150
Ribeiro Filho, Fernando F; Mariosa, Lydia S; Ferreira, Sandra R. G; Zanella., Maria Teresa. Gordura Visceral e síndrome metabólia: mais que uma simples associação/
Visceral.